quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

É na escola...

Quem nunca se perguntou “Porque que nós não nascemos sabendo?” ou “Porque que eu tenho que vir a escola?” e mais um monte de perguntas, ou, melhor dizendo, reclamações sobre a escola.

Mas, se pararmos para pensar, a escola está, querendo ou não, sempre presente na nossa vida... Imagina, você paga um mico na rua, depois você logo pensa “Ai meu Deus, amanhã todo mundo vai me caçoar na escola”, mesmo que seja algo ruim, você logo pensa na escola. É na escola que conhecemos pessoas nas quais conviveremos a vida toda. Há pessoas que estudaram desde o ensino fundamental, até a faculdade juntas. Tem pessoas que se conheceram na escola e depois de um tempo se separaram, mas mesmo assim se tornam amigos para a vida toda.

Pense, é na escola que aprendemos que DEFENESTRAÇÃO, vem do francês DEFENESTRATION, que significa que é o ato de atirar algo ou alguém pela janela. É na escola que conhecemos grandes professores que às vezes não merece o pouco que recebe por estar ali, nos ajudando, nos ensinando com paciência, respondendo as nossas perguntas imbecis, que nos ensinam coisas que não entram no currículo, mas que entram na nossa vida e nos mostra um novo mundo.

É na escola que aprendemos a conviver uns com os outros, mesmo que seja muito duro, mas acabamos gostando. É na escola que aprendemos a respeitar as opiniões. É na escola que muitas vezes conhecemos o nosso primeiro amor. É ali, naquele cantinho, que aprendemos que para vencermos na vida, é necessário você passar por lutas. Que aprendemos a preservar o meio ambiente, mesmo que aquele que nos ensina, não preserve... Que fazemos todos os anos máscaras de carnaval, que criamos opiniões sobre algumas coisas, que aprendemos a olhar as coisas por trás da história.

É na escola...

É da escola que eu vou sentir saudades...

É ali que eu vou querer estar em muitas épocas da vida...

É dali que eu vou ter que me despedir, guardando muitas lembranças boas, e ruins...

É dali que sai muitas lágrimas dos meus olhos, e também é ali, que quando o choro, sempre aparece alguém para perguntar, mesmo estando bravo comigo “O que você tem? Porque você está chorando? Posso te ajudar?”

É ali que cantamos o Hino Nacional, e respeitamos o nosso Brasil. Que mesmo não percebendo, estamos aumentando o seu IDH...

É ali que vemos muita gente ser derrotado pela preguiça, pela falta de vontade, mas é na escola que vemos muita gente sonhar com o seu melhor, sonhar sem tirar os pés do chão, e vemos esses sonhos se realizarem...

Normalmente é ali, que a sua cabeça muda, que mesmo o mundo estando acabado, você sente o prazer em estar ali, se sente acolhida, sente um bem-estar...

É lá que concordamos e discordamos de muita gente, mas que conseguimos conviver com isso, sem brigas, discussões, ás vezes até acontece, mas não é sempre... E é ali, na escola que a nossa vida acaba se tornando melhor. Que tropeçamos, mas que sempre tem alguém para nos ajudar. É ali, que contamos histórias, e que fazemos história, aprendemos, discutimos, conhecemos, conversamos, que conhecemos professores rudes, legais, chatos, brincalhões, que encontramos diretores, que sentem amor pelo que faz. Que percebemos gente que está ali obrigado, que tem que suportar... Tem uns que nem suportam... Tem aqueles, que preferem estar ali a própria casa...

É ali... Na escola... Que de tudo rola... Que queremos sempre estar.

Um comentário:

  1. É isso aí, e foi na escola q conheci um cara gente boa, q hj é meu marido e q tenho amigos até hj, msm q longe. rsrs
    Escola é assim, não se explica, vive.

    ResponderExcluir