domingo, 13 de setembro de 2009

Mulher: Um ser ou um brinquedo?





























Mulheres do mundo todo, sofrem de discriminação, isso tem levado muitos homens à serem presos sob a lei Maria da Penha nº 11.340, que recebeu este nome porque "Maria da Penha, farmacêutica era agredida pelo marido, e isso durou seis anos. Em 1983, por duas vezes, ele tentou assassiná-la. Na primeira com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda por eletrocução e afogamento. O marido dela só foi punido após 19 anos de julgamento e ficou apenas 2 anos em regime fechado." (site Wikipédia) Isso é vergonhoso, pois ele não poderia ficar tão pouco tempo preso depois de tanto sofrimento.
Mulheres querem igualdade, que por sua vez é a inesistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista. A mulher tem seus direitos, mas nem todas elas sabem quais são eles. Ao pesquisar encontrei, e eles são:
"De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:
1- Direito à vida.
2- Direito à liberdade e à segurança pessoal.
3- Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de DISCRIMINAÇÃO.
4- Direito à liberdade de pensamento.
5- Direito à informação e à educação.
6- Direito à privacidade.
7- Direito à saúde e à proteção desta.
8- Direito à construir relacionamento conjugal e a planejar sua família.
9- Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los.
10- Direito aos benefícios de progresso científico.
11- Direito à liberdade de reunião e participação política.
12- Direito a não ser submetida a torturas e maltrato." (site Wikipédia)

Site Terra, depois da promulgação da Constituição Federal de 1988, a mulher e o homem são iguais em direitos e obrigações. Porém, sabemos que, ainda hoje, ocorrem discriminações ou um receio camuflado por parte das empresas nas contratações de mulheres, especialmente pelo fato das mesmas poderem engravidar e consequêntemente terem direito a 120 dias de licença maternidade e estabilidade no emprego.
Site G1, na educação, a mulher é a mais desvalorizada, 64% dos 867 milhões de analfabetos são mulheres, e a maioria das crianças menores de 11 anos que não estudam, são meninas.
Nós esperamos que isso mude, mulheres, devemos entrar em ação, lutar para que nossos direitos sejam postos em prática. Homens, nos respeite, vocês são a maioria e nós somos as mais frágeis, então por favor nos respeitem.
Bárbara Schwartz Vitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário